Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Notícias

Resultados (5)

Inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

04-05-2016
Inscrição (salvaguarda urgente) das ARTES E SABERES DE CONSTRUÇÃO E USO DA BATEIRA AVIEIRA NO RIO TEJO no INVENTÁRIO Nacional do Património Cultural IMATERIAL

Pela salvaguarda do Património Natural, Material e Imaterial do Rio Tejo

06-04-2016
É bom que todos tenhamos consciência de que os erros ambientais praticados ao longo dos últimos anos, já são evidentes. As economias locais ribeirinhas mais ligadas ao rio estão em desespero, pois que a afluência das espécies piscícolas migradoras decresce por cada ano que passa.

Bateira avieira, um barco que é expressão de uma cultura em risco

07-10-2015
A bateira dos pais foi a primeira casa de Vítor Tomás, mestre que, com 83 anos, anseia por passar o saber-fazer de uma embarcação cujas técnicas de construção, aliadas aos usos e costumes, são candidatas a Património Cultural Imaterial.

Construção e uso da bateira avieira candidata a Património Nacional Imaterial

27-07-2015
O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) submeteu à Direcção Geral do Património Cultural uma proposta de candidatura das artes e saberes de construção e uso da bateira avieira no Tejo ao inventário nacional do Património Nacional Imaterial.

Nómadas do Rio Candidatos a Património Imaterial Nacional

29-01-2015
Os Avieiros foram responsáveis por um dos movimentos migratórios mais importantes em Portugal. Pescadores oriundos da Vieira de Leiria fixaram-se nas margens tranquilas e férteis do Tejo e do Sado quando os tempos no mar eram difíceis. Desenvolveram uma cultura única, a Cultura Avieira, que vai candidatar-se em junho a Património Imaterial Nacional e, depois, da UNESCO.
Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest

Apoios: