Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Salvaguarda

Plano de Salvaguarda

O desenho de medidas de salvaguarda dos usos, saberes e ecossistema associados à bateira avieira, comprometendo as comunidades e diversas entidades da região, é fundamental para garantir a continuidade deste universo cultural.

Para este efeito, no âmbito da Candidatura ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial foi definido um conjunto de iniciativas conducentes à salvaguarda assentes nos seguintes pressupostos:

  1. Assumir como referente primordial a localização geográfica pré-definida para a correspondente proposta de patrimonialização, i.e., aldeia de Caneiras, no concelho de Santarém. Por conseguinte, é a este assentamento que se dirigem prioritariamente as iniciativas de salvaguarda;
  2. Serem idealizadas e definidas para, e com, os detentores, assim envolvendo diretamente a comunidade identitária em que estão inseridos os detentores e os praticantes dos saberes e usos identificados;
  3. Ter como ponto de partida a caracterização etnográfica realizada em Caneiras, articulada em torno dos usos e saberes construtivos da bateira enquanto embarcação tradicional. Neste particular, as iniciativas de salvaguarda seguem duas linhas de ação principais:
    1. 3.1 por um lado, sustentabilidade das práticas e dos saberes caracterizados, através de medidas dirigidas à sua transmissão e continuidade;
    2. 3.2 por outro lado, sustentabilidade do ecossistema natural, através de medidas dirigidas a assegurar a qualidade do rio e da vida que lhe está associada;
  4. Mobilizar, em torno e em prol da manifestação cultural caracterizada, uma rede de entidades e instituições parceiras que, em diálogo e em conjunto com as comunidades, se comprometam a promover a sustentabilidade das práticas, dos saberes e do ecossistema.
Propostas de iniciativas
  1. Documentação do processo integral de construção e reparação de uma bateira avieira pelo Sr. Vítor Tomaz: documentação, em colaboração com o Sr. Vítor Tomaz, de um processo integral de construção de uma bateira avieira, resultando em documentação vídeo, foto, e produção de uma bateira avieira com vista a constituir documentação museológica, para oferta e depósito no Museu Nacional de Etnologia.
  2. Criação "Casa dos Saberes do Tejo (Caneiras)": criação, na aldeia de Caneiras, de um espaço - porventura uma casa avieira recuperada - dedicado à promoção, educação, e transmissão de saberes e usos associados à vivência da bateira avieira. Num segundo momento, esta casa poderá constituir modelo e protótipo para a constituição de uma rede similar de casas dos saberes do Tejo, dispersa por outros assentamentos avieiros ativos, ao longo do rio. Esta Casa dos Saberes constituirá um lugar vivo de aprendizagem inter-humana que colocará os detentores das práticas em contacto com visitantes - desde outros pescadores que buscam aquisição de conhecimentos sobre o rio, turistas, público escolar, investigadores, e outros interessados nos usos e saberes tradicionais dos pescadores do rio. A casa promoveria oficinas envolvendo diretamente pescadores, suas famílias e a comunidade local, com destaque para oficinas sobre técnicas de construção naval da bateira.
  3. E-Atlas - "O Tejo e as Culturas Avieiras": criação e desenvolvimento no ciber-espaço de um e-atlas sobre a temática "O Tejo e as Culturas Avieiras". Trata-se de uma ferramenta interativa, aberta, permanente, que integra e mobiliza coletivamente especialistas, comunidades, e instituições parceiras na produção de saber e informação atualizadas sobre o complexo cultural da bateira avieira. Enquanto expressão virtual da Casa dos Saberes do Tejo, este espaço online permitirá expandir o alcance servindo de porta de contacto virtual e diálogo com a sociedade em geral.
  4. Educação escolar: PESCA - a cultura avieira nas escolas: revitalizar e aprofundar o trabalho de ação e divulgação das manifestações culturais avieiras junto de jovens públicos escolares do concelho de Santarém, através do programa PESCA existente.
  5. Publicação sobre construção naval avieira: publicação de um estudo baseado em levantamento e desenho técnico (já existente em versão manuscrita) sobre embarcações tradicionais avieiras, de autoria do Arquiteto Fernando Simões Dias.
  6. Prémio de investigação: criação de um Prémio de Investigação sobre História e Etnografia dos Avieiros e do Tejo, no âmbito das humanidades e das ciências sociais. O prémio consistirá num subsídio direto à publicação do trabalho.
  7. Concurso de fotografia e exposição fotográfica: criação de um concurso de fotografia sobre a temática da vida avieira, dos usos da bateira, e da vivência dos pescadores do Tejo, com o qual se pretende sensibilizar a comunidade em geral para o modo de vida das populações ribeirinhas.

Considera-se não menos importante como medida fundamental de salvaguarda a proposta dirigida à Direção Geral do Património Cultural de registo na Lista de Salvaguarda Urgente das Artes e saberes de construção e uso da bateira avieira no rio Tejo, Caneiras.

 

Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest
Apoios: